Descrição enviada pela equipe de projeto. Danang é uma famosa cidade turística do Vietnã, conhecida por sua beleza natural. É um destino aclamado não somente pelas suas belíssimas praias, mas também por causa do Rio Han e da Península Son Tra. Danang, é também passagem para quem vai até a cidade antiga de Hoi An, declarada Patrimônio da Humanidade. Essa característica atraiu muitos resorts e hotéis construídos para servir aos turistas de todo o mundo, demonstrando que o turismo foi a atividade econômica responsável pelo desenvolvimento rápido da cidade. Entretanto, em meio a tudo isso, acomodações tipo hostel só começaram a ser comuns na região nos últimos cinco anos, então não há demanda suficiente para atender aos turistas.
O Hostel VietNam foi construído do lado oposto ao Han Market, a localidade mais famosa da cidade, tanto para moradores quanto para turistas. Este mercado é tido como o coração da cidade, todos os dias milhares de pessoas vêm visitar e fazer compras, buscando principalmente especiarias da região. Além da proximidade com o Han Market, a caminhada do Hostel até o Rio Han é de menos de um minuto. Dali os turistas conseguem se deslocar por toda a cidade.
O projeto foi feito com uma perspectiva minimalista, eliminando o máximo de elementos complicados que encarecem o projeto. A partir disso a paleta de materiais foi barata, dando preferência para materiais que não agridem o meio ambiente, evitando tintas e gesso e optando por tijolos e alvenarias em geral a vista, cimento e etc. Além disso, o projeto se utiliza de vegetação e luz natural para trazer um ambiente arejado e amigável, reduzindo a dureza e a rusticidade dos materiais.
No piso térreo há um recuo na parte frontal do terreno, garantindo espaço para estacionar e jardins que buscam isolar o barulho do Mercado e das ruas. Além disso, há também espaços de estar que te permitem tomar um café e observar a rua. Na parte interna, a recepção está implantada em um lado, enquanto o restante foi aproveitado para organizar um restaurante e um coffee shop, servindo tanto hóspedes quanto visitantes externos. Nos fundos há um jardim e escritórios administrativos. Os elevadores foram projetados com vidro, buscando aumentar a sensação de amplitude e frescor.
Nos primeiro e segundo pavimentos estão as acomodações compartilhadas. Entre os quartos há espaços com vegetação que podem ser utilizados para trabalhar, relaxar, fumar, conversar e curtir confortavelmente, sem interferir nas acomodações. No terceiro pavimento há quartos privativos, um parquinho, um café e uma cozinha compartilhada.
No quarto pavimento há dois apartamentos. A escolha por incluir unidades habitacionais se deve a duas razões. Primeiramente, o terreno é alugado para construir, e portanto, o proprietário precisa de uma garantia e um plano de segurança. Além disso há uma forte demanda por apartamentos de temporada na região, sendo que a oferta não é suficiente, legitimando a escolha programática.
O Hostel VietNam foi projetado e construído com o propósito de trazer aos visitantes experiências novas e empolgantes. O projeto também tenta passar a mensagem que é possível construir um edifício de baixo custo, preferencialmente usando materiais e soluções sustentáveis, e continuar sendo esteticamente agradável. Para além disso, o mais importante é sempre satisfazer o usuário.